@ Phase 108.1

segunda-feira, 14 de março de 2011

Notícias novas de Brendan Perry






















Depois da digressão mundial do novo álbum «ARK» inciada em Lisboa faz hoje exactamente um ano (Santiago Alquimista, 14 de Março 2010), a solo com uma pequena banda (quatro músicos) na Europa e acompanhado por Peter Murphy na América do Sul, é agora a vez da digressão na América do Norte e Central: Estados Unidos, Canadá e México.
Uma nova parceria, desta vez com o velho amigo Robin Guthrie (fundador dos Cocteau Twins), companheiro da mesma casa mãe 4AD onde, juntamente com o projecto This Mortal Coil, Perry nos Dead Can Dance e Guthrie nos Cocteau Twins fizeram a primeira imagem de marca, o som e a paisagem fundamentais da editora que já completou 30 anos de edições alternativas.
Perry e Guthrie apenas trabalharam em conjunto no primeiro álbum do projecto pessoal de Ivo Watts-Russel, os This Mortal Coil, em «It´ll End In Tears» (1984).
Os Cocteau Twins fundaram-se na Escócia em 1979 (separaram-se em 1997) e os Dead Can Dance formaram-se na Austrália informalmente em 1979 – formalmente em 1981 – e separam-se em 1999, embora se tivessem reunido pontualmente para uma digressão mundial (com a apresentação de algum reportório inédito) em 2005.
Após 25 anos na editora 4AD, o fundador dos Dead Can Dance assinou na Europa pela editora londrina Cooking Vinyl e agora na América pela editora nova iorquina The End Records. O novo contrato com a editora norte-americana prevê a edição de três álbuns de Brendan Perry, já a contar com «ARK».
O guitarrista Robin Guthrie também apresenta novo álbum, «Emeralds» editado pela Daria Records.












Datas da digressão conjunta de Brendan Perry e Robin Guthrie:

May-30 Washington, DC Sixth & I Historic Synagogue
May-31 New York, NY Fillmore at Irving Plaza
Jun-01 Boston, MA Paradise Rock Club
Jun-03 Montreal, Le National
Jun-04 Toronto, ON Opera House
Jun-05 Chicago, IL Metro
Jun-08 Seattle, WA Neumos
Jun-09 Vancouver, BC Venue
Jun-10 Portland, OR Doug Fir Lounge
Jun-12 San Francisco, CA Bimbo's
Jun-13 Los Angeles, CA El Rey
Jun-14 Solana Beach, CA Belly Up
Jun-16 Mexico City, MEX Metropolitan Theater

Durante a digressão de «ARK», Brendan Perry tem apresentado em palco temas inéditos, provavelmente a incluir no próximo disco de originais. “Love in Vine”, “Tree of Life” e “Eros” são algumas delas.
Seguem-se as imagens de “Song to the Siren”, um original de Tim Buckley, cuja versão suprema foi interpretada em 1983 por Robin Guthrie e Elizabeth fraser no colectivo This Mortal Coil.
Brendan é um admirador confesso do trovador norte-americano Tim Buckley e, no passado, gravou vários temas do autor de “Song to the Siren”. Entre eles: “Chase the Blues Away”; “Happy Time; “I Must Have Been Blind” e “Dream Letter”.
Nas imagens que se seguem, vemos Brendan Perry ao vivo na Polónia, em Varsóvia, no dia 15 de Julho de 2010:

Brendan Perry – “Song to the Siren” (live)

Sem comentários: