The Best Albums of 2018

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

LINHAS CRUZADAS #29





















ANDY PARTRIDGE & RYUICHI SAKAMOTO

A Vida e a arte do encontro na Música

O guitarrista, cantor e compositor Andy Partridge é o líder e mentor dos XTC, uma banda inglesa que se formou em 1976 e que foi um dos nomes mais fortes da então chamada «New Wave», um movimento que vivia em contra ciclo face à cena Punk dominante nos mercados discográficos europeus. “Making Plans For Nigel” é hoje um clássico e é a canção mais emblemática dos XTC.
Ryuichi Sakamoto, músico e compositor japonês, foi líder e mentor do trio Yellow Magic Orchestra desde a sua formação em 1978 até ao ano da separação definitiva em 1993.
Em 1980, numa muito produtiva carreira a solo, Ryuichi Sakamoto convida Andy Partridge dos XTC para uma colaboração no álbum «B 2 Unit», no tema “Thatness And Thereness”.


















Actualmente, os XTC ainda se mantêm em funções, embora o último registo discográfico date de 2001. Em paralelo e desde 1980, Andy Partridge mantém uma não muito regular carreira a solo, contando também com parcerias preciosas, entre elas com o pianista e compositor norte-americano Harold Budd.
Quanto a Sakamoto, continua com uma carreira muito activa, quer a solo, quer com numerosas colaborações – algumas das quais já demos eco em anteriores edições das «Linhas Cruzadas» – e às quais voltaremos aqui futuramente.
Por agora ficamos com o encontro em 1980 de Ryuichi Sakamoto e Andy Partridge no tema “Thatness And Thereness”.

DOWNLOAD
Tempo total: 05:33

Crónica originalmente publicada em Março de 2009

Sem comentários: