The Best Albums of 2018

segunda-feira, 14 de junho de 2010

DIY

conheci há dias [por sugestão do Paulo Santos] o sítio stereomood.com.

a ideia das rádios (perdão, das playlists) feitas por outros não é, obviamente, nenhuma novidade, mas confesso que nunca tinha visto - pelo menos assim de uma forma tão explicita - um sítio com este conceito de "emotional internet radio". pois este projecto assume o propósito com as letras todas: constroem listas (alinhamentos) adequadas/apropriadas (?!) ao estado de espírito, ocasião, dia da semana, acção, necessidade, etc.

trata-se basicamente de um conjunto de listas pré-fabricadas que, supostamente, servem de banda sonora à nossa mood, ao que estamos a fazer em determinado momento, ou até como propulsor para o que gostaríamos de sentir. são muitas e variadas as opções, como poderão constatar.

claro que o que isto me sugere tem a importância que tem, não fosse a internet um espaço de liberdade, criatividade, e de descoberta. mas confesso que tanto facilitismo me aborrece.

embora compreenda que pessoas com menos interesse por estas coisas da música se deixem levar por um alinhamento de sugestão (correndo o risco até, de descobrir temas ou artistas interessantes), assalta-me uma pergunta: mas desde quando é que esta gente ( o computador?!) sabe melhor do que eu qual é a música mais apropriada para as minhas actividades e estados de espírito?
[façam vocês a experiência; eu segui algumas das sugestões e não me senti confortável com nenhuma delas]

please, do it yourself [DIY]. sim, "faça você mesmo", porque afinal de contas está tudo na grande rede; as peças soltas estão todas lá. e, acreditem, construir um puzzle musical pode ser uma forma bastante divertida de preencher o tempo; descobrir, aprendendo. e de caminho oiçam o programa do Paulo Santos, que vão ver o que é uma escolha bem feita. a Rádio, com gente dentro.

Sem comentários: