The Best Albums of 2018

quinta-feira, 10 de junho de 2010

4AD / 1981 – Nick Cave & The Birthday Party


















Nick Cave, ainda longe de se acompanhar pelos Bad Seeds, acompanhou-se pelos Birthday Party. Foi aqui que tudo começou para o australiano Nick Cave a viver na capital inglesa, a herdar a ordem pós-punk alternativa londrina que jorrava da editora sediada em Alma Road.
«Prayers on Fire», o primeiro disco de Nick Cave com os Birthday Party, foi editado no dia 6 de Abril de 1981.
Foi o primeiro de dois trabalhos de longa duração (LP) na independente 4AD. A banda desfez-se em 1983. O resto de Nick Cave é a história que se conhece até aos dias de hoje, com os Bad Seeds, mas já fora da 4AD, a label que agora completa três décadas de existência e profícuas edições.
«Prayers on Fire» é o disco subterrâneo, labiríntico e Kafkiano de Nick Cave, sempre acompanhado por Mick Harvey desde a fundação à dissolução desta banda, continuando depois nos famosos e bem mais apurados Bad Seeds.
Uma curiosidade que não é mera coincidência: a última edição dos Birthday Party na 4AD (em 1983) foi um mini-álbum (EP) chamado «Bad Seed».
Nas imagens do videoclip assistimos à pré-história artístico-musical do então futuro príncipe crooner das faces ocultas e das más sementes de bons frutos. Eis a semente:


Sem comentários: