The Best Albums of 2018

sábado, 30 de maio de 2009

Senhor "inginheiro"

Segundo o "Expresso", o tema "Sem eira nem beira" dos Xutos e Pontapés, foi, e cito, "varrido das rádios". Mais do que saber por quê, interessa-me saber COMO !

Na generalidade a Nação gosta de autoritarismo. Não foi por acaso que aguentámos quase meio século de ditadura. Por outro lado, confunde-se respeito com reverência.

Numa entrevista ao Público, o filósofo José Gil, partindo das questões relativas à Educação, faz outras oportunas considerações :

" ... o autoritarismo é um método económico. Resolvem-se mil coisas. Há essa ideia: funciona ser autoritário. Uma vez vendo que funciona, vamos estender. Os portugueses querem um certo autoritarismo, nós todos, que estamos desnorteados, perdidos. O autoritarismo é um meio de governo. Não é traço qualquer. E como não há quase resposta a este autoritarismo, ele rebate-se, plasma-se, na realidade."

Pode ser o "senhor inginheiro" ou o "senhor pufessor", mas sempre que os ventos da autoridade sopraram do poder, o povo, de imediato, aplaude. Estamos perdidos, logo, precisamos da autoridade salvadora. Que a Rádio seja envolvida nesta patética salvação é mais um enorme desânimo !

Sem comentários: