Entre os interpretes de temas seus podemos encontrar nomes grandes como Dean Martin, Frank Sinatra e a filha deste Nancy Sinatra.
De entre tantos sucessos houve canções que continuam 'por cá': "Sundown Sundown", "Sand", "Summer Wine" e a intemporal e matéria-prima para tantas versões "Some Velvet Morning".
O tema interpretado pela primeira vez por Lee Hazlewood e Nancy Sinatra em 1968 marcou movimentos significativos de gerações seguintes.
Na década de 80 foi recuperada por Lydia Lunch e Rowland S. Howard, dois nomes ligados ao punk, post-punk e à cena mais arty dos anos 80. Rowland fez parte dos The Birthday Party de Nick Cave.
Na década de 90 foi a vez de Neil Halstead e Rachel Goswell, dos Slowdive, voltarem a pegar em "Some Velvet Morning" para a minha versão preferida. Slowdive foram um marco importante em todo o movimento Shoegazing.
Bobby Gillespie e os seus Primal Scream marcaram a música pop dos anos 90 com "Screamadelica". Com a chegada do novo milénio Gillespie num golpe perfeito de marketing convida a então super modelo Kate Moss para sussurrar, tentando ser sensual, para a mais vem sucedida versão do tema de Hazlewood.
1968 Nancy Sinatra Lee Hazlewood | 1982 Rowland S. Howard Lydia Lunch | 1993 Rachel Goswell Neil Halstead | 2002 Kate Moss Bobby Gillespie |
3 comentários:
A versão dos Slowdive é também a minha preferida. Tem um ambiente deveras especial.
A dos Primal Scream também tem a sua piada claro, mas já não a consigo ouvir tanto, quem sabe da saturação do abuso que fizeram dela, em que a ouviamos constantemente em 'todo o lado'. De qualquer modo, é uma excelente versão na mesma. :)
a dos Primal Scream teve a sua piada
depois, como tu dizes, 'cansou'
em todo o caso ajudou a recuperar os Primal Scream, o que não é pouco
belo post ...e ainda bem - digo eu ! que para além do lado underground da questão - foi convocado o camp da coisa ...
Enviar um comentário