@ Phase 108.1

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Entretanto, em LONDRES…

PHOTOGRAPHS





























Decorre neste momento uma exposição fotográfica de Nigel Grierson, na Galeria de Arte ATP, na zona de Deptford, no sul de Londres.
Nigel Grierson fez, durante muito tempo, dupla com Vaughan Oliver, nos anos áureos da agência de design gráfico 23 Envelope. Foi co-responsável pela arte final das capas dos discos mais famosos da editora independente inglesa 4AD, para além de ser o autor das imagens fotográficas de álbuns dos This Mortal Coil, Cocteau Twins, Dead Can Dance, Dif Juz, Xmal Deutschland, entre outros artistas da casa sediada em Alma Road.
Um dos trabalhos gráficos de Grierson mais aclamados foi com o disco «Secrets of the Beehive», de David Sylvian, e respectivos singles “Let the Happiness In” e “Orpheus”, para além do livro «Trophies», também de Sylvian.
Também na exposição encontra-se à venda o livro-catálogo com imagens das obras de Grierson patentes nesta galeria londrina.
Há quase 25 anos, em Dezembro, foi igualmente realizada uma exposição numa galeria em Londres com as capas dos discos da 4AD, editados entre 1980 e esse ano de 1989. Farei eco dessa exposição aqui no blogue da «Irmandade do Éter» no próximo mês.
Entretanto, algumas imagens da autoria de Nigel Grierson e da sua actual exposição intitulada ‘Photographs’:


Nigel Grierson
ATP Art Gallery 
6 Creekside
SE8 4SA London, United Kingdom






3 comentários:

snappysnap disse...

It would be nice to at least give credits where credits are due, I actually wrote the article which you have used word for word here and also took all the photos at the APT gallery from last night which you've used for your blog without my permission. I would have let you do it but I think it is a bit rude to just "steal" all this from my facebook posts without asking :(

snappysnap disse...

Seria bom para pelo menos dar créditos em que os créditos são devidos, eu realmente escrevi o artigo que você usou palavra por palavra aqui e também tomou todas as fotos na galeria APT da noite passada que você usou para o seu blog sem a minha permissão. Eu teria que deixá-lo fazer isso, mas eu acho que é um pouco rude com apenas "roubar" tudo isso de meus posts do facebook sem pedir :(

Rádio Crítico disse...

O que diz é completamente falso! As imagens utilizadas provêm da Internet, via Google Images, e quatro das quinze imagens estão publicadas num grupo de fãs (do qual faço parte) aberto do Facebook, sem quaisquer identificação autoral. O autor desse 'post' de que fala não revela a origem das mesmas, não se sabendo de todo quem as fez. Em lado algum e em momento algum está identificada a autoria das fotografias. Se não se encontram identificadas, e se encontram em formato aberto, são do domínio público. O 'post' que refere no Facebook foi escrito por Renaud C. Haslan e a única imagem que parece ser dele não está incluída no artigo. Acresce a isso o facto de, mesmo essa única fotografia, em total rigor, não ser da autoria dele, pois alguém o fotografou ao lado da artista Yuka Fujii. A ter que dar créditos autorais – coisa que não teria problema nenhum em fazer –, seria a quem?
Também o texto que escrevi não segue nenhum outro “palavra a palavra”. O 'post' que refere no Facebook fala na primeira pessoa e fala de coisas completamente diferentes, tais como referências a encontros pessoais, viagens em transportes públicos, etc, etc.
As identificações técnicas que utilizei são oriundas da biografia do designer e fotógrafo Nigel Grierson, sendo a maior parte da informação obtida no 'site' da própria galeria de Arte. Essas referências estão devidamente identificadas no artigo.
Já agora, quem é snappysnap?