The Best Albums of 2018

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

4AD - 1986 / Clan of Xymox






















Segundo e derradeiro registo dos holandeses Clan of Xymox na casa-mãe 4AD, a editora que celebra este ano três décadas de vida.
Em «Medusa» o ponto mais alto da carreira de uma banda alternativa que no ano anterior havia-se estreado com grandes auspícios. O futuro promissor confirmou-se logo ao segundo disco, sempre a obra considerada mais crítica depois de um aclamado debut.
Pieter Nooten fora decisivo para esta consagração nas correntes alternativas no espaço de apenas um ano.
«Medusa» é um clássico da 4AD, do então chamado som 4AD, que tantos ambientes e percursores incitou, embora o original seja sempre o mais genuíno.
Neste álbum extraíram-se sons e fragmentos que muito úteis foram ao mundo da Rádio em Portugal. Por exemplo, programas como «A Ilha dos Encantos» de Amílcar Fidélis na RFM e «Circuito Fechado» de José Mariño no CMR (ambos nos finais dos anos 80) encontraram aqui genéricos, indicativos e separadores.
Os Clan of Xymox em 1986 no álbum «Medusa» atingindo no auge da criatividade, alternando no alinhamento temas cantados a várias vozes e instrumentais de lustrosa vanguarda.
Pieter Nooten abandonaria o projecto Xymox após este álbum e a banda sairia da casa-mãe, nunca mais reencontrando-se a este nível, apesar de manter-se ainda hoje no activo com oscilações qualitativas num percurso longo mas algo acidentado.
No entanto, o culto Xymox mantém-se e há hoje em dia seguidores e fãs incondicionais.
O vocalista principal continua a ser Ronny Moorings, um dos membros fundadores da banda em 1983.
Nas imagens do vídeo que se segue a interpretação ao vivo – e em pleno dia - de um dos temas mais conhecidos do álbum «Medusa»:

Clan of Xymox - "Louise" (1986)

Sem comentários: