The Best Albums of 2018

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

4AD – 1985 / Clan of Xymox






















A editora independente britânica 4AD (que este ano celebra 30 anos) chegou ao quinto ano de vida com a estreia de mais uma banda que, logo ao primeiro álbum, haveria de marcar de forma decisiva as novas apostas editoriais de Ivo-Watts Russel, fundador da casa que já nessa altura albergava Cocteau Twins, This Mortal Coil e Dead Can Dance. Aliás, foi a convite de Brendan Perry e Lisa Gerrard que os Xymox fizeram as primeiras partes da digressão britânica dos Dead Can Dance, chamando assim a atenção do criador da 4AD.
Os Clan of Xymox inicialmente chamavam-se apenas Xymox. «Clan of Xymox» é o título do álbum de estreia, mas o nome colou-se-lhes à pele e daí em diante chamar-se-iam Clan of Xymox. Um conjunto de músicos holandeses, formado em Nijmegen/Amesterdão no ano de 1983.
Descendem directamente de influências fortíssimas vindas de nomes como os The Cure, Joy Division e New Order, ou ainda dos vizinhos da mesma casa Cocteau Twins, Modern English ou Dead Can Dance. Uma miscelânea de correntes post-punk, industrial, neo-gótico, ambiental e synth-pop.
A banda holandesa apenas editou dois álbuns na 4AD. Este homónimo e «Medusa», no ano seguinte. Em ambos contaram com o músico Pieter Nooten e aquilo a que se chamou – e chama – de som 4AD encontra-se ainda mais no segundo trabalho.
Os Clan of Xymox não mais seriam os mesmos com a saída de Nooten ao fim do segundo disco, voltando mesmo à designação inicial de Xymox. Oscilariam muito de formações e derivações sónicas, percorrendo alguns caminhos erráticos e descaracterizados, até retomarem mais recentemente a aproximação ao design sonoro original dos dois primeiros trabalhos de fundo em 1985 e 1986.

Clan of Xymox – “A Day” (1985)


A última contribuição dos Clan of Xymox para o catálogo 4AD foi em 1987, com o single "Moscoviet Mosquito" que fez parte da compilação da 4AD «Lonely is an Eyesore» comemorativa do sétimo aniversário da editora sediada em Alma Road, Londres.
Na verdade "Moscoviet Mosquito" foi gravado entre Maio de 1983 e Julho de 1984 e lançado num mini-álbum [EP] de apenas quinhentas cópias em vinil. Houve reedição em CD, sob o título «Subsequent Pleasures», no dia 4 de Maio de 1994. Uma reedição revista e aumentada, com o acrescento de demos e versões alternativas.
O mais recente trabalho editado pelos [Clan of] Xymox data do ano passado, um registo longa duração com o nome «In Love We Trust».

Sem comentários: