No passado dia 6 de Março, começou a ser emitida na Rádio Macau a minha primeira aventura na realização de programas de rádio. Trata-se de “Próximo Oriente”, sobre a nova música alternativa feita na Ásia, com especial incidência no Extremo Oriente, a geografia que me está mais “próxima”.
Como mote para este programa escolhi “Odisseia no Som e no Espaço”, pois é a ideia de viagem pelos novos territórios sonoros e físicos que pretendo convocar em cada edição, sempre com um espírito de odisseia/aventura.
Apesar de viver no Extremo Oriente há já uns anos, este lado do mundo continua (e há-de continuar, assim espero) impenetrável como da primeira vez que aqui cheguei. Esse “estranhamento” é fonte de inegável fascínio. Daí também a “aventura”, pois é-o, de facto, descobrir que música se produz nestas paragens; descobrir nomes, projectos, bandas, artistas que fazem parte de circuitos verdadeiramente “underground”, por vezes “escondidos”, outras simplesmente abafados pela imensidão ou ocultos atrás de barreiras como a linguagem/idioma, “perdidos na tradução”.
Por tudo isto que se perde e por tudo aquilo que se ganha, encontrando, estas incursões ao “Próximo Oriente”, já a caminho da terceira edição, têm sido recompensadoras. O resultado está aqui e convido-vos a acompanharem-me nesta viagem. Sejam bem-vindos.
2 comentários:
Já sintonizei e gostei! Parabéns!
Abraço
Muito obrigado, Nídio. Um abraço e boas audições ;)
Enviar um comentário