The Best Albums of 2018

quinta-feira, 18 de março de 2010

ALEX CHILTON





















1950 – 2010

William Alexander Chilton
(Memphis, 28 Dezembro 1950 – New Orleans, 17 Março 2010)
Compositor, vocalista, guitarrista, pianista e produtor


Está a ser um Inverno demasiado fúnebre para a música. Agora a notícia da morte súbita de Alex Chilton. Foi o vocalista dos The Box Tops [1966-1970] no período 1967/1969, o de maior sucesso da banda de Memphis, muito à custa do hit-single “The Letter” em 1967. Compositor, vocalista, guitarrista e pianista, Alex Chilton não estava satisfeito com a sua vida limitada a vocalista de uma banda pop-rock e forma os Big Star, onde foi sempre a figura de proa, dividindo a composição com Chris Bell.
Os Big Star tiveram duas vidas. A primeira entre 1971 e 1975 e a segunda desde 1993 até agora, Março de 2010.
Em 2005 os Big Star editaram o último disco de originais intitulado «In Space» e em 2009 (no dia 15 de Setembro) foi editada a colectânea «Keep an Eye on the Sky» que contém nada mais nada menos que 99 temas dos Big Star.
A solo, Chilton teve uma carreira profícua. Gravou e editou entre 1977 e 2004.
Ainda ontem aqui se falava do Festival Festival South by Southwest e da festa no próximo Sábado organizada pela editora 4AD. Há duas ligações directas a isto: Os Big Star tinham uma actuação (rara) agendada para edição deste ano precisamente no próximo Sábado dia 20; Algumas das mais belas interpretações do projecto This Mortal Coil (colectivo da 4AD que editou três álbuns entre 1984 e 1991) são versões de temas originais de Alex Chilton. Entre elas, destacam-se as canções “Kangaroo” e “Holocaust”.
Os próprios Big Star também assinaram versões seminais. A versão dos Big Star do tema " Femme Fatale" (original dos Velvet Underground) é notável, assim como o clássico "Nature Boy".
Desaparece assim, inesperadamente, um dos principais arautos da história da música independente dos últimos quarenta anos. Alex Chilton foi um dos principais fundadores da música alternativa alglo-saxónica. Foi um dos músicos a conseguir tornar a tristeza num sentimento nobre e belo.

Dois momentos cruciais e muito distintos na carreira de Alex Chilton. Primeiro em 1967 com os The Box Tops, no grande sucesso “The Letter” e depois com os seus Big Star, no incontornável tema “Kangaroo” (ver e ouvir versão em 1984 dos This Mortal Coil):

The Box Tops – “The Letter” (1967)



Big Star – “Kangaroo” (1972)



I first saw you
You had on blue jeans
Your eyes couldn't hide anything
I saw you breathing
I saw you staring out in space
I next saw you
You was at the party
Thought you was a queen
Oh so flirty
I came against
Didn't say excuse
Knew what I was doing
We looked very fine
'Cause we were leaving
Like Saint Joan
Doing a cool jerk
Oh, I want you
Like a kangaroo

Anúncio da actuação dos Big Star no próximo Sábado no Festival South by Southwest
Alex Chilton: MySpace

Sem comentários: