The Best Albums of 2018

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

nervos

há bastante tempo que ando tentado em alterar radicalmente o formato digital em que apresento o lado B.
por "radicalmente" leia-se, substituir o velho ".mp3" pelo suporte ".m4a" (AAC); substituir!
os ficheiros AAC ocupam praticamente o mesmo espaço em disco que o .mp3, mas têm melhor qualidade de som e permitem, entre outras habilidades, indexar o nome das faixas que tocam em determinado momento. é tido como um passo em frente na tecnologia da compressão de ficheiros.
mesmo consciente que alguns utilizadores menos experientes terão de "patinar" um pouco até encontrar uma solução para ouvir o lado B nos seus PC's, estou decidido a fazê-lo. corro esse risco.
mas eis que ao preparar o programa desta semana esbarrei com uma evidência: o Wordpress (plataforma de edição da página web, e gerador do feed RSS para podcast) não suporta ficheiros com a extensão ".m4a".
isto faz-me pensar no quanto as plataformas de uso comum estão programadas para e apenas para o "normal", para o uso corrente. lado B é então, a partir de agora, um programa de rádio "presso" pelo caprichos da informática. "dobrar para não partir"! até que eu encontre uma solução para a mudança de um formato por outro, irão coexistir os dois.
cada um com os seus problemazinhos, bem sei, mas chateia-me ser tão difícil fazer diferente, e neste caso em concreto, melhor. problemas da "nova rádio", pois.

4 comentários:

porteiro disse...

Pedro,
Elogio o esforço e partilho a preocupação. Contudo, assino no iTunes alguns podcasts em .m4a com as informações das músicas. Também não sei como será possível pelo que agradeço que vás partilhando as informações. Abraço, Paulo.

bitsounds disse...

um formato muito interessante.
o iTunes suporta o formato o problema parece ser mesmo o server onde disponibilizas o podcast.
Encontrei isto:

"To get Wordpress to recognize m4a and m4b files as podcasts, you need to make sure that your web server is configured to serve them with the right content-type. Do this by adding the following directives to your Apache configuration file or .htaccess file: "

AddType audio/x-m4a .m4a
AddType audio/x-m4b .m4b


+ info

Anónimo disse...

se é para mudar para melhor devia ser ogg :P

pe disse...

sim Paulo; isto vai ser uma aventura!

Zito, também já aí tinha chegado. vou providenciar uma intervenção "geek" por parte do pessoal que gere o servidor onde tenho os ficheiros armazenados.
de qualquer modo, o PodPress plugin tem um aspecto horroroso! :-/

Kyriu,
tu e o ogg... ;-)