The Best Albums of 2018

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LINHAS CRUZADAS # 04















ELLA FITZGERALD & DE-PHAZZ

Talvez tudo tenha começado em 1991, quando Natalie Cole – filha de Nat 'King' Cole – decidiu gravar duetos com o próprio pai, apesar de ele já estar fisicamente morto desde 1965. Esta aventura técnica póstuma fez doutrina. Seguiu-se uma espécie de moda desassombrada em trazer de novo à vida vozes que já tinham desaparecido.
Se nalguns casos o resultado é sofrível, noutros o efeito é francamente bom. A começar por Natalie Cole e a continuar por muitos outros. Um dos bons exemplos é o que foi feito com a grande diva do Jazz cantado e do Swing: Ella Fitzgerald, falecida em 1996 e ressuscitada musicalmente até aos dias de hoje.
Artistas que nunca se conheceram, pessoas de tempos diferentes, a viverem juntas por meio das tecnologias modernas que possibilitam milagres e renovadas vidas musicais.
O tema "Wait 'til You See Him" na voz de Ella Fitzgerald e a mesma canção, com a mesma voz, refeita pelos germânicos De-Phazz em 2001.
Tal como escreveu Marguerite Yourcenar em «O Tempo, Esse Grande Escultor», "Não há passado nem futuro, mas apenas uma série de presentes sucessivos".

DOWNLOAD
Tempo total: 06:46



Crónica originalmente publicada em Abril de 2006

Sem comentários: