The Best Albums of 2018

sexta-feira, 1 de maio de 2009

sons do nordeste

terminei esta noite mais um capítulo da longa jornada anual do Indie Lisboa; foi uma semana proveitosa, preenchida com bons momentos de cinema independente (seja lá o que isso for).
meio ao engano, assisti há pouco ao documentário "O Homem que Engarrafava Nuvens", a retrospectiva histórica da vida e obra de Humberto Teixeira.
este homem era para mim, até hoje, um perfeito desconhecido. é certo e sabido que os meus conhecimentos sobre a música/cultura brasileira são muito escassos, ainda assim apanhou-me de surpresa desconhecer por completo toda a importância e influência que o talento e motivação deste nordestino do Ceará teve sobre a música popular brasileira. Humberto Teixeira, sei-o agora, influenciou toda uma geração de músicos, no Brasil e além fronteiras. este documentário de Lírio Ferreira é uma magnífica (e esclarecida) homenagem ao homem, mas sobretudo aos fundamentos da cultura musical brasileria.



espero que este filme/documentário estreie entre nós no circuito comercial; se assim não for, apanhem de caminho o dvd. a não perder.

Sem comentários: